Originário do Laboratório Farmacêutico de Produção Industrial (LAFAPI), o Núcleo Industrial Químico Farmacêutico (NIQUIFAR) foi criado em 1972 como Unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sempre integrou o sistema de Laboratórios Oficiais do Brasil produtores de medicamentos para o Ministério da Saúde.
Através da Resolução n° 49/77 CONSUNI, de 1° de Novembro de 1977, o NIQUIFAR tornou-se fundação, passando a se chamar Fundação Universitária do Alimento e do Medicamento (FUNAM).
Com a Portaria n° 567/91-R, de 30 de Abril de 1991, foi extinta a FUNAM e criado o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM), que passou a integrar a estrutura orgânica da UFRN como órgão suplementar vinculado à Reitoria.
Localizado no Campus Universitário da UFRN, em área aproximada de 27.000 m2, o NUPLAM desenvolve atividades de produção de medicamentos para apoio ao Sistema Único de Saúde, e constitui campo de estágios supervisionados específicos e relativos a diferentes cursos de graduação.
Desde 1999 o NUPLAM disponibiliza a sua linha própria de medicamentos básicos para órgãos públicos de assistência farmacêutica vinculada ao Sistema Único de Saúde de todos os estados do Brasil.
A partir de 2003, o NUPLAM e diversos cursos da UFRN como Farmácia, Engenharia de Produção, Química, etc., reiniciam sua parceria estabelecendo projetos inovadores em que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam indissociados. Assim, o NUPLAM transforma-se em espaço acadêmico privilegiado, onde o conhecimento seja produzido e difundido em função e através das atividades de fabricação e distribuição de medicamentos.