Técnico trabalhando no laboratório do NUPLAM Equipe do NUPLAM trabalhando no laboratório de medicamentos Equipe do NUPLAM trabalhando no escritório Funcionário realizando testes em laboratório do NUPLAM Técnica analisando algumas amostras em laboratório da NUPLAM Técnico testando uma amostra de medicamento em laboratório da NUPLAM

Nuplam recebe visita de pesquisadores em Medicina Tropical

Da esquerda para a direita: Aline Rimoldi, Gabriela dos Santos Gomes, Prof. Marcelo Silva, Isabel Antas, Maria do Socorro Cruz, Oscar Daniel Salomon, Prof. Fernando Nogueira e Carlos Robello.
(Foto: Luana França )

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFRN promoveu entre os dias 6 e 7 de julho um encontro com pesquisadores locais e internacionais discutindo propostas para viabilizar uma plataforma tecnológica de desenvolvimento de vacinas contra doenças tropicais negligenciadas.

O evento é parte da Reunião de Coordenação da RedVLP-CYTED, consórcio ibero-americano voltado à pesquisa e criação de vacinas, sediado na Espanha. Atualmente, o grupo busca apoios para gerar vacinas de combate aos protozoários Trypanosoma cruzi, Leishimania sp e Trypanosoma bruce, causadores da Doença de Chagas, Leishimaniose e Tripanossomíase Humana Africana, a doença do sono. 

Na UFRN, o representante da RedVLP  é Marcelo Silva, professor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT). Uma equipe de seis pesquisadores da rede esteve no NUPLAM, conhecendo os laboratórios e instalações, etapas e processos para a produção de medicamentos. O Núcleo atua no encontro como parceiro da rede e participará ativamente da efetivação da plataforma no âmbito da UFRN.

Entre os visitantes estavam o doutor Oscar Daniel Salomón, diretor do Instituto de Medicina Tropical da Argentina, a professora Gabriela dos Santos Gomes, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Portugal e o pesquisador Carlos Robello, do Instituto Pasteur de Montevideo, do Uruguai; e ainda os demais coordenadores da Rede VLP no Brasil: doutora Aline Rimoldi, da Universidade de Campinas (Unicamp), professora Maria do Socorro Cruz, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

 



11 de Julho de 2017 Voltar