Técnico trabalhando no laboratório do NUPLAM Equipe do NUPLAM trabalhando no laboratório de medicamentos Equipe do NUPLAM trabalhando no escritório Funcionário realizando testes em laboratório do NUPLAM Técnica analisando algumas amostras em laboratório da NUPLAM Técnico testando uma amostra de medicamento em laboratório da NUPLAM

História

Originário do Laboratório Farmacêutico de Produção Industrial (LAFAPI), o Núcleo Industrial Químico Farmacêutico (NIQUIFAR) foi criado em 1972 como Unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sempre integrou o sistema de Laboratórios Oficiais do Brasil produtores de medicamentos para o Ministério da Saúde.

Através da Resolução n° 49/77 CONSUNI, de 1° de Novembro de 1977, o NIQUIFAR tornou-se fundação, passando a se chamar Fundação Universitária do Alimento e do Medicamento (FUNAM).

Com a Portaria n° 567/91-R, de 30 de Abril de 1991, foi extinta a FUNAM e criado o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM), que passou a integrar a estrutura orgânica da UFRN como órgão suplementar vinculado à Reitoria.

Localizado no Campus Universitário da UFRN, em área aproximada de 27.000 m2, o NUPLAM desenvolve atividades de produção de medicamentos para apoio ao Sistema Único de Saúde, e constitui campo de estágios supervisionados específicos e relativos a diferentes cursos de graduação.

Desde 1999 o NUPLAM disponibiliza a sua linha própria de medicamentos básicos para órgãos públicos de assistência farmacêutica vinculada ao Sistema Único de Saúde de todos os estados do Brasil.

A partir de 2003, o NUPLAM e diversos cursos da UFRN como Farmácia, Engenharia de Produção, Química, etc., reiniciam sua parceria estabelecendo projetos inovadores em que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam indissociados. Assim, o NUPLAM transforma-se em espaço acadêmico privilegiado, onde o conhecimento seja produzido e difundido em função e através das atividades de fabricação e distribuição de medicamentos.