Técnico trabalhando no laboratório do NUPLAM Equipe do NUPLAM trabalhando no laboratório de medicamentos Equipe do NUPLAM trabalhando no escritório Funcionário realizando testes em laboratório do NUPLAM Técnica analisando algumas amostras em laboratório da NUPLAM Técnico testando uma amostra de medicamento em laboratório da NUPLAM

Vice-diretora do Nuplam realiza aula sobre o descarte de medicamentos

Qual a forma correta de descartar medicamentos vencidos ou inutilizados? Esta foi a pergunta que a vice-diretora do Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam/UFRN), Lourena Mafra, respondeu aos estudantes de Odontologia na aula aberta Descarte Consciente de Medicamentos Domiciliares. A palestra aconteceu nesta quarta-feira, 6, no Departamento de Odontologia (DOD/UFRN), a convite da Liga Acadêmica de Farmacoterapia Odontológica (Lafo).

Lourena Mafra é coordenadora do projeto Descarte Consciente, que já deu o destino correto a mais de 2 toneladas de medicamentos – Foto: Arquivo pessoal

 

 

 

A temática é de extrema importância aos profissionais da saúde, especialmente os que prescrevem receitas e que lidam diretamente com uso racional de medicamentos, como é o caso dos dentistas”, destaca a vice-diretora.

A dúvida “se os cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia sabiam orientar seus pacientes a realizar o descarte correto de medicamentos por eles prescritos” foi a motivadora do Lafo em organizar a aula aberta. Isso porque, a lei nº 5.081/66 determina que “Compete ao Cirurgião-Dentista prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas de uso interno e externo, indicadas em Odontologia”.

“A aula foi um diálogo descontraído, esclarecendo o papel fundamental dos dentistas em todo o percurso do medicamento, desde a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos para o estabelecimento à prescrição racional e, finalmente, ao descarte correto tanto dos resíduos gerados, como dos medicamentos ora prescritos”, completa Lourena Mafra.



07 de Julho de 2022 Voltar