Nuplam na Cientec 2018

Estande do Nuplam na Cientec 2018.

A 24ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN (Cientec), aconteceu em data diferenciada, de 28 a 30 de junho, para homenagear os sessenta anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte comemorados no último dia 25. Na programação, destacam-se as atividades artísticas e culturais, bem como as de caráter científico e tecnológico, envolvendo palestras, oficinas e minicursos; também fez parte a Fazendinha, o planetário, Museu de Morfologia e Câmara Cascudo e os estandes contemplando a diversidade de pesquisas e trabalhos desenvolvidos durante no ano na instituição, dentre os quais, estava presente o Nuplam.

Neste o ano, o Nuplam levou as tradicionais amostras de medicamento placebo, explicando aos visitantes os processos e etapas envolvidos na indústria farmacêutica. Alguns visitantes já conheciam o Nuplam, mas não imaginavam que existia dentro da UFRN uma estrutura do tamanho e porte do núcleo, e que este é o único laboratório farmacêutico situado em uma universidade brasileira. Outro destaque é o programa Descarte Consciente, com a máquina coletora presente nos corredores da Cientec. Adultos e crianças puderam aprender sobre a forma correta de descarte, o destino final e quais as consequências ambientais e humanas decorrentes do despejo inadequado de medicamentos na natureza.

A Cientec é a oportunidade de mostrar ao público externo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e produção de medicamentos. É o momento de levar o nome do Nuplam para a sociedade, prestando contas do trabalho desempenhado ao longo do ano, onde a população pode acompanhar sua evolução e adequações tecnológicas que o tornaram referência na produção farmacêutica para o Ministério da Saúde. Para a próxima edição da feira, a perspectiva é de o Nuplam já esteja realizando a etapa de embalagem secundária de medicamentos

02 de Julho de 2018 Voltar