Técnico trabalhando no laboratório do NUPLAM Equipe do NUPLAM trabalhando no laboratório de medicamentos Equipe do NUPLAM trabalhando no escritório Funcionário realizando testes em laboratório do NUPLAM Técnica analisando algumas amostras em laboratório da NUPLAM Técnico testando uma amostra de medicamento em laboratório da NUPLAM

Estagiários do NUPLAM mostram resultados de atividades realizadas no semestre 2017.2

Equipe de estagiários, técnicos preceptores e professores do Nuplam
(Foto: Vitória Laísa (Ascom/Reitoria/UFRN))

Na manhã desta quarta, 06/12, os alunos que realizaram estágios no segundo semestre de 2017 apresentaram, na sede do NUPLAM, os resultados das atividades desenvolvidas durante o período. A Jornada de Estágios já está na 6ª edição e pretende ser um evento cada vez mais aberto à comunidade acadêmica.

Além dos alunos, estiveram presentes a Prof.ª Waldenice de Alencar Morais, coordenadora do curso de Farmácia da UFRN, funcionários que trabalharam junto aos estagiários, os preceptores, o Prof. Fernado Nogueira, gerente da área de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, a Prof. Lourena Mafra, vice-diretora do Núcleo e estudantes de graduação interessados em conhecer mais sobre o Nuplam.

Ao todo, quatro estagiários expuseram os projetos que desenvolveram ao longo do semestre, falaram da importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar, da estrutura dos laboratórios e instalações do Nuplam, a compreensão de como funciona uma indústria e a experiência adquirida no Nuplam para a formação profissional de cada um. Os setores de atuação dos bolsistas foram: Controle de Qualidade Físico-Químico, Controle de Qualidade Microbiológico, Garantia da Qualidade e na Estação de Tratamento de Água.

Aluna do curso de Engenharia Química, Júlia de Medeiros Dantas atuou no setor de Controle de Qualidade físico-químico, tendo como tutora a farmacêutica Isabel Antas. Na apresentação, trouxe o conceito de qualidade e sua necessidade em todas as esferas da produção industrial. O processo incluiu análises de insumos e se estende para a produção, armazenamento, embalagens e produto acabado, devendo ser mantido um nível padrão de serviço que atenda as expectativas estipuladas pelos órgãos sanitários e do consumidor final do produto.

Mike Santos, do 9° período do curso de Biomedicina, estagiou no setor de Controle de Qualidade Microbiológico, orientado por Bruno Gazola. Suas atividades envolveram a lavagem correta de vidrarias e descontaminação, testes com microorganismos na água e substâncias, implantação de métodos de monitoramento microbiológico e ambiental. Segundo Mike, o objetivo de seu projeto era testar um método confiável para monitoramento da qualidade do ar no Nuplam. A importância do controle microbiológico garante a estabilidade no processo de produção industrial dos medicamentos, a segurança dos produtos e consumidores.  

Na estação de Tratamento de Água, Ibraim Pinheiro, pôde entender todas as etapas que envolvem o uso da água no contexto da produção farmacêutica, desde a entrada à destinação final. O Nuplam é um dos poucos laboratórios que tem um poço próprio para a captação e trata os efluentes para reuso. Sob a tutela de Walteçá Silveira, o estagiário realizou análises de risco e verificação de falhas nos sistemas, visando a eliminação de riscos e desperdício de água. Das atividades de pesquisa e prática desenvolvidas no estágio, Ibraim aproveitou a experiência em seu trabalho de conclusão do curso de Farmácia, sob a orientação da Professora Lourena Mafra.

Victor Costa Medeiros, do curso de Engenharia de Produção, esteve no setor de Garantia da Qualidade junto à farmacêutica Ktarina Nobre. A garantia da qualidade permite as boas práticas de fabricação e a entrega de produtos seguros para o consumidor. No percurso, o estagiário percebeu uma nova demanda no que se refere ao armazenamento de dados e foi capaz de criar ferramentas que garantem a integridade e confidencialidade dos dados em planilhas com os processos de produção do Nuplam.

Todo os semestres, o Nuplam realiza seleção de estagiários para o desenvolvimento de projetos envolvendo os processos industriais da atividade farmacêutica e, ao fim do trabalho, os alunos podem mostrar à comunidade acadêmica o resultado das atividades desenvolvidas no período. Atualmente, o Nuplam realiza processo seletivo para a próxima turma que começará em fevereiro de 2018, a prova classificatória ocorrerá na próxima segunda, 11 de dezembro.

 




07 de Dezembro de 2017 Voltar