Estagiários do NUPLAM mostram resultados de atividades realizadas no semestre 2017.2

Equipe de estagiários, técnicos preceptores e professores do Nuplam
(Foto: Vitória Laísa (Ascom/Reitoria/UFRN))

Na manhã desta quarta, 06/12, os alunos que realizaram estágios no segundo semestre de 2017 apresentaram, na sede do NUPLAM, os resultados das atividades desenvolvidas durante o período. A Jornada de Estágios já está na 6ª edição e pretende ser um evento cada vez mais aberto à comunidade acadêmica.

Além dos alunos, estiveram presentes a Prof.ª Waldenice de Alencar Morais, coordenadora do curso de Farmácia da UFRN, funcionários que trabalharam junto aos estagiários, os preceptores, o Prof. Fernado Nogueira, gerente da área de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, a Prof. Lourena Mafra, vice-diretora do Núcleo e estudantes de graduação interessados em conhecer mais sobre o Nuplam.

Ao todo, quatro estagiários expuseram os projetos que desenvolveram ao longo do semestre, falaram da importância do trabalho em uma equipe multidisciplinar, da estrutura dos laboratórios e instalações do Nuplam, a compreensão de como funciona uma indústria e a experiência adquirida no Nuplam para a formação profissional de cada um. Os setores de atuação dos bolsistas foram: Controle de Qualidade Físico-Químico, Controle de Qualidade Microbiológico, Garantia da Qualidade e na Estação de Tratamento de Água.

Aluna do curso de Engenharia Química, Júlia de Medeiros Dantas atuou no setor de Controle de Qualidade físico-químico, tendo como tutora a farmacêutica Isabel Antas. Na apresentação, trouxe o conceito de qualidade e sua necessidade em todas as esferas da produção industrial. O processo incluiu análises de insumos e se estende para a produção, armazenamento, embalagens e produto acabado, devendo ser mantido um nível padrão de serviço que atenda as expectativas estipuladas pelos órgãos sanitários e do consumidor final do produto.

Mike Santos, do 9° período do curso de Biomedicina, estagiou no setor de Controle de Qualidade Microbiológico, orientado por Bruno Gazola. Suas atividades envolveram a lavagem correta de vidrarias e descontaminação, testes com microorganismos na água e substâncias, implantação de métodos de monitoramento microbiológico e ambiental. Segundo Mike, o objetivo de seu projeto era testar um método confiável para monitoramento da qualidade do ar no Nuplam. A importância do controle microbiológico garante a estabilidade no processo de produção industrial dos medicamentos, a segurança dos produtos e consumidores.

Na estação de Tratamento de Água, Ibraim Pinheiro, pôde entender todas as etapas que envolvem o uso da água no contexto da produção farmacêutica, desde a entrada à destinação final. O Nuplam é um dos poucos laboratórios que tem um poço próprio para a captação e trata os efluentes para reuso. Sob a tutela de Walteçá Silveira, o estagiário realizou análises de risco e verificação de falhas nos sistemas, visando a eliminação de riscos e desperdício de água. Das atividades de pesquisa e prática desenvolvidas no estágio, Ibraim aproveitou a experiência em seu trabalho de conclusão do curso de Farmácia, sob a orientação da Professora Lourena Mafra.

Victor Costa Medeiros, do curso de Engenharia de Produção, esteve no setor de Garantia da Qualidade junto à farmacêutica Ktarina Nobre. A garantia da qualidade permite as boas práticas de fabricação e a entrega de produtos seguros para o consumidor. No percurso, o estagiário percebeu uma nova demanda no que se refere ao armazenamento de dados e foi capaz de criar ferramentas que garantem a integridade e confidencialidade dos dados em planilhas com os processos de produção do Nuplam.

Todo os semestres, o Nuplam realiza seleção de estagiários para o desenvolvimento de projetos envolvendo os processos industriais da atividade farmacêutica e, ao fim do trabalho, os alunos podem mostrar à comunidade acadêmica o resultado das atividades desenvolvidas no período. Atualmente, o Nuplam realiza processo seletivo para a próxima turma que começará em fevereiro de 2018, a prova classificatória ocorrerá na próxima segunda, 11 de dezembro.

07 de Dezembro de 2017 Voltar