Técnico trabalhando no laboratório do NUPLAM Equipe do NUPLAM trabalhando no laboratório de medicamentos Equipe do NUPLAM trabalhando no escritório Funcionário realizando testes em laboratório do NUPLAM Técnica analisando algumas amostras em laboratório da NUPLAM Técnico testando uma amostra de medicamento em laboratório da NUPLAM

Nuplam incentiva descarte consciente de medicamentos na Cientec

Equipe do Programa Descarte Consciente na Cientec 2017
(Foto: Nuplam/UFRN)

 Qual o destino você dá para os medicamentos em desuso? Quando a data de validade expira ou mesmo quando não precisamos mais dessas substâncias, é comum jogá-los no lixo doméstico, descartá-los na pia ou no vaso sanitário. O que não percebemos, porém, é que atitudes como essa, contribuem para possíveis problemas de saúde pública e degradação ambiental.

É com a proposta de conscientizar a população acerca do destino dado aos medicamentos em desuso, que o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está expondo nesta 23ª edição de Semana de Ciência Tecnologia e Cultura (Cientec) o projeto Descarte Consciente – Descarte de Medicamentos de Uso Domiciliar. Além de apresentar algumas das pesquisar realizadas pelo Nuplam, o objetivo do estande é oferecer instruções a respeito do descarte de medicamentos e, sobretudo conscientizar a população acerca do destino inadequado dado aos fármacos em desuso.

Expondo pela segunda vez na Cientec, o projeto faz parte do Programa Descarte Consciente, que atua em âmbito nacional. Além da conscientização e instrução, o estande também conta com a “Máquina Coletora”. Desenvolvido pelo projeto, o equipamento oferece a maneira correta de livrar-se dos medicamentos que não possuem mais funcionalidade.

Depois de depositados na máquina, os medicamentos, que podem ser sólidos, líquidos ou pastosos, são encaminhados para o Nuplam, onde serão classificados e destinados à incineração - maneira correta do descarte. Implantada há ano no Centro de Convivência Djalma Marinho, localizado no Campus Central, a máquina já destinou mais de 210 kg de fármacos em desuso e está disponível de segunda a sexta, pela manhã e tarde.     

O projeto pretende levar a máquina para outras áreas além do Campus Central da UFRN. A proposta é que órgãos públicos, como a Câmara  Municipal e a Assembleia Legislativa transformem em lei a ideia de descarte consciente de medicamentos. Dessa forma, outras máquinas de descarte poderão ser implantadas em outros lugares da cidade.

 

Texto de Elis Lopes (Agência Fotec/UFRN)

 

 

 

 



03 de Novembro de 2017 Voltar